player
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Pastor tem opção de não realizar casamento gay aprovado na Dinamarca
Dinamarca um país com um percentual alto de não crentes aprova lei que permite casamento gay na igreja mais tradicional do país, ficando a cargo do pastor fazer ou não a união, tendo a opção de indicar outro para realizar a cerimonia.
O Parlamento da Dinamarca aprovou nesta quinta-feira(07/06) uma lei que permite aos homossexuais se casarem na igreja Evangélica Luterana (oficial no Estado dinamarquês), apesar de deixar para os pastores a opção de realizar a cerimônia ou pedir que outro assuma esta responsabilidade.
A lei, apresentada pelo governo de centro-esquerda no início do ano, recebeu 85 votos a favor e 24 contra e duas abstenções, apesar de 68 legisladores não comparecerem à sessão.
No entanto, os pastores não serão obrigados a realizar estas cerimônias se considerarem que vão contra suas convicções.
A Dinamarca foi o primeiro país do mundo a permitir que casais homossexuais oficializassem uniões civis em 1989 e, mais tarde, deu aos homossexuais o direito de terem estas uniões reconhecidas pela Igreja, e em 2009 outorgou o direito ao casal gay de adotar crianças. E agora a mais nova lei define seu direito a uma cerimônia religiosa.
A variação de não crentes no país é de 48 a 80 por cento favoreceu a aprovação do casamento na igreja por pessoas do mesmo sexo. Esta aprovação pelo parlamento foi feita de uma forma que não constrange o pastor ou o religioso, deixando ele livre para realizar ou não o casamento segundo as suas convicções, ficando assim sem sofrer nenhuma dano da lei se a sua opção for de não realizar a cerimônia religios